Foi confirmada para o segundo semestres deste ano a data de abertura da Casa Vicens como museu em Barcelona. Originalmente marcada para o segundo semestres de 2016, a reabertura da primeira casa de Gaudí não seguiu o cronograma devido a dificuldades na obra de reforma.
A Casa Vicens, localizada na Calle Carolines 24, é a primeira residência projetada por Antoni Gaudí. Manel Vicens, cliente do projeto, contratou o arquiteto para construir aquela que seria sua residência de verão em 1883, época em que Gràcia (hoje um bairro movimentado de Barcelona) era uma vila separada da cidade.
Este é um projeto essencial para a compreensão da arquitetura de Gaudí e do modernismo barcelonense. Embora a obra tenha sido ampliada de forma respeitosa e acertada pelo arquiteto Joan Baptista Serra de Martínez em 1925, o projeto do museu buscou conservar a essência de Gaudí, fugindo de invenções ou tentativas de mimetizar o estilo da época. De acordo com Joan Abellà, diretor do museu:
Agora é uma obra viva e temos feito todo o esforço para recuperar a essência de Gaudí. Não há fotografias que mostrem como a casa estava mobiliada em 1885, portanto, optou-se por não mobiliá-la.
Os arquitetos do projeto, José Antonio Martínez Lapeña, Elías Torres e David García, reivindicam a essência e originalidade da obra. Precisamente por isso, destacam que o principal objetivo do projeto sempre foi "valorizar a obra original".
O museu buscará manter um turismo sustentável, elaborando um plano de impacto turístico que contempla a possibilidade de que a rua de acesso se converta em semi-peatonal. Além disso, a administração espera que cerca de 20% dos visitantes do novo museu sejam locais, em comparação aos 10% da média dos museus de Barcelona.
Via El País, La Vanguardia e ABC.es.